domingo, janeiro 21, 2007

Etapas do Processo de Escrita

1ª Etapa - Pré-Escrita/Planificação - Nesta fase registarás sem grandes preocupações, as tuas primeiras ideias, impressões, intenções.. É neste momento que deves fazer um plano para a produção do teu texto, ou seja, deves reflectir sobre o que irás escrever e sobre a maneira como irás estruturar a tua redacção.
2ª Etapa - Escrita - Nesta fase darás forma às ideias que surgiram na etapa anterior. Organizá-las-ás num todo coeso e coerente.
3ª Etapa - Partilha (Revisão/Correcção) - O processo de revisão correcção terá duas operações distintas: 1ª Procura de defeitos, erros ou imperfeições ; 2ª Revisão ou reformulação. Neste momento deverás tentar detectar, com a ajuda da professora e/ou colegas, as imperfeições ou os erros e os defeitos do texto que elaboraste ou estarás a elaborar e reformulá-los de modo a aperfeiçoar a tua produção escrita. Esta etapa será o momento de netreajuda, de cooperação, de reescrita. Tem como finalidade tornar o texto mais coerente e correcto. Será, então, uma tarefa de auto e heterocorrecção. Poderás, também, ler osteus textos para os teus colegas depois de completamente revistos.
4ª Etapa - Avaliação- Será a resposta qualitativa do professor ao trabalho realizado por ti e pelos teus colegas.
Ficha informativa retirada de "Oficinas de Escrita - Modos de Usar" António José Leite Vilas-Boas Edições Asa

2 comentários:

Anónimo disse...

b

Anónimo disse...

Era uma vez um palhaço com palavras no nariz chamado Palavriado Risota.
O Palavriado Risota vivia numa tenda de circo com os seus amigos palhaços. O Computador Inteligente que fazia aparecer tudo o que era preciso ...;opalhaço Macaco fazia malabarismos com bananas;o Rui vendia pipocas e gelados e o Ciclista Maluco que andava sempre ao contrário.
Um dia cheio de sol e calor os cinco amigos deram um espectáculo. No numero do Palavriado Risota ele espirrava e deitava palavras pelo nariz, essas palavras voavam em cima do público e formavam frases com piadas muito engraçadas que faziam rir as crianças. De repente
durante a actuação apareceu o Computador Inteligente que logo se
apressoua programar o nariz do palavriado para que dele saisse uma
bela música e as pessoas aplaudissem e dançassem.
Sem que ninguém esperasse começou a chover pipocas ...Era o Rui que estava chagar com gelados e pipocas no seu carro, mas não era um carro de pipocas qualquer, era um carro mágico que voava pelo ar ...Mais uma invensão do Computador Inteligente.
O espectáculo continou e apareceu o palhaço Macaco.As palavras continuaram a sair do nariz do Palavriado Risota anuciando que se seguia o malabarismo do Macaco.O Ciclista Maluco aproximou-se do seu colega com um enorme cesto de bananas na sua bicicleta que andava ao contrario,o que fez com que todos se rissem muito.
O espectáculo estava a chegar ao fim. Os palhaços deram as mãos e choveram palavras de alegria, pipocas, algodão doce, muitas palmas e balões.
E com pozinhos de prelim pim pim a história chegou ao fim...
Texto Colectivo