quinta-feira, novembro 16, 2006

Declaração de Princípios sobre a Tolerância

"(...) A tolerância é o respeito, a aceitação e o apreço da riqueza e da diversidade das culturas do mundo, dos nossos modos de expressão e das nossas formas de exprimir a nossa qualidade de seres humanos. É fomentada pelo conhecimento, a abertura de espírito, a comunicação e a liberdade de pensamento, de consciência e de crença. A tolerância é a harmonia na diferença. Não só é um dever de ordem ética; é igualmente uma necessidade política e jurídica. A tolerância é uma virtude que torna a paz possível e contribui para substituir uma cultura de guerra por uma cultura de paz.
A educação é o meio mais eficaz de prevenir a intolerância. A primeira etapa da educação para a tolerância consiste em ensinar aos indivíduos quais são os seus direitos e suas liberdades a fim de assegurar seu respeito e de incentivar a vontade de proteger os direitos e liberdades dos outros.
A educação para a tolerância deve visar a contrariar as influências que levam ao medo e à exclusão do outro e deve ajudar os jovens a desenvolver a sua capacidade de exercer um juízo autonomo, de realizar uma reflexão crítica e de raciocinar em termos éticos.(...)"
Declaração de Princípios da UNESCO sobre a Tolerância

Sem comentários: